Discurso Orador - Turma CMA0012 - Curso Superior de Graduação Tecnológica em Marketing UNIASSELVI


Excelentíssimo presidente da mesa, demais homenageados, colegas e convidados, Boa Noite.

Estes que aqui estão, com muito orgulho, são formandos da primeira turma de alunos do curso superior de tecnologia em marketing, do polo de Porto Alegre, do Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Uniasselvi.

Esta turma chegou cheia de dúvidas e expectativas. Nervosos por ter optado por um curso, uma universidade, e um sistema de ensino totalmente diferente do convencional. Tivemos que conviver inicialmente com a adversidade de não ter professor tutor, onde até o coordenador do polo, Sr. GABRIEL BALDO BATISTA teve de nos socorrer dando as primeiras aulas e esclarecendo nossas dúvidas. Nem mesmo tínhamos sala de aula adequada, e nosso medo aumentava ainda mais. Alguns ficaram pelo caminho, mas a grande maioria perseverou mesmo diante de tantas adversidades. Veio o primeiro período de férias, e no retorno, a IERGS nos encaminha para o pólo da Vigário José Inácio, novinho em folha, com excelente infraestrutura para continuarmos estudando, aos poucos foram aprimorando as instalações, até que a universidade finalmente nos deu plenas condições para chegarmos até aqui e concluirmos nosso curso com o maior conforto. Por isso caro presidente da mesa, Sr. MARCOS HUBNER, queremos desejar todo sucesso do mundo a esta universidade que não para de crescer, e dizer que estamos muito satisfeitos com a qualidade do ensino proporcionada pela instituição e por seus excelentes profissionais. Nosso obrigado a IERGS e a UNIASSELVI.


Alem da sala de aula, também ganhamos na loteria, pois tivemos a sorte de receber um professor tutor com larga experiência dentro da universidade, que recém chegado de Indaial veio direto nos dar aula. Isso foi primordial para que a qualidade de nosso curso mudasse da água para o vinho, pois nosso paraninfo, o Professor Tutor IVANILDO JUNIOR, trouxe em sua bagagem, não só o profundo conhecimento sobre as matérias, mas também a vivencia de anos lecionando; a vontade de aprender conosco; e acima de tudo inovar. De cara nos deu a missão de aprendermos a trabalhar em equipe, desenvolvendo pesquisas e conhecendo a fundo cada matéria que iriamos estudar. Todas as palavras que poderíamos dizer seriam poucas para agradecer seu empenho e dedicação para conosco. Professor muito obrigado por tudo.

Nossos desafios foram aumentando, e já no segundo semestre as simples apresentações de grupos em sala de aula deram lugar ao primeiro workshop de práticas em marketing, onde contamos com a brilhante palestra do nosso patrono, o professor JOSEMAR BASSO, que alem de ter servido de referencia em todo nosso curso, é uma Personalidade destacada no âmbito Profissional da nossa área de formação. Trata-se de uma pessoa de notório saber, reconhecido pela competência de sua atuação na Comunidade Acadêmica e fora dela. Professor na universidade castelli, e criador de uma das primeiras empresas de eventos do Rio Grande do Sul. Na Office Marketing criou feiras como a expoagas, o desfile temático da semana farroupilha, entre outras tantas atividades, o qual agradecemos imensamente por ter compartilhado conosco vosso saber.

Nosso workshop evoluiu. e já não era mais só nossa turma que estava participando, mas também as novas, de marketing, administração, turismo, gestão e outras que foram se somando. Assim como vieram outros tantos profissionais que nos deram a honra de compartilhar seus saberes. Profissionais de altíssimo quilate, como é o caso do Dr. Rolf Zelmanovitz, do Professor Jorge Neimann, do Aldo Pacheco, Patricia Santos, Hermano Motta, Renê e diversos outros nomes que abrilhantaram nossas aulas. Esta evolução teve a importante participação de outros professores da universidade como a professora Angela Valentini, e do nosso amigo da turma, o professor TIAGO CESAR DE CARVALHO, que comprou nossa ideia e nos apoiou em gênero número e grau nossa iniciativa.

Ilustres colegas,

O patrono e protótipo da UNIASSELVI, Leonardo da Vinci, fundamentou sua vida e suas ações no seguinte lema: DALLA MENTE ALLE MANI. Numa tradução bem literal quer dizer: DA MENTE ÀS MÃOS, isto é, é necessário que aquilo que está na mente possa se concretizar, se materializar, possa ser feito. A UNIASSELVI resolveu adotar esse lema e dar-lhe uma conotação atual, ou seja, de enquadrá-lo na ciência e no conhecimento socialmente aceito pela sociedade: NÃO BASTA SABER, É PRECISO SABER FAZER. (1)

e desde o nosso ingresso na universidade formos brindados com esta frase, fazendo-nos pensar diferente a cada instante. Saimos da zona de conforto do simples estudo em casa e partimos para pratica real, trazendo o mercado para dentro da sala de aula, assim como fomos visitá-lo, encontrando profissionais dos mais variados departamentos, os quais nos bridaram com sua sabedoria e experiência, quebrando o paradigma de que o ensino a distância é um mero fast-food, mas sim inúmeras gôndolas de conhecimento.

A cada entrega de nossas práticas de semestre uma nova surpresa, não só pela fundamentação teórica apresentada pelas equipes, mas também na forma de apresentação. Criamos o workshop, fizemos filmes curta-metragens, transfiguramo-nos em palestrantes a todo instante, quebrando novamente nossos próprios limites, tornando-nos cada vez mais profissionais completos e preparados para novos desafios no mercado de trabalho, enfim, quebramos paradigmas e temos a certeza de que a universidade era uma quando entramos, tornando-se outra muito melhor agora que partimos para novos desafios.

Pedimos a universidade que leve aos gestores públicos e privados o pleito de darem a devida importância ao curso superior de tecnologia, pois não queremos comparação e nem distinção com bachareis e licenciados, mas sim ocupar nosso lugar no mercado, pois estudamos tanto quanto qualquer outro profissional graduado. As vezes até mais, pois aprender sozinho, a distância, e trazer o conhecimento para dentro da sala de aula não é nada fácil. E de acordo com o Decreto 5.154 de julho de 2004, estaremos recebendo na noite de hoje a certificação que somos PROFISSIONAIS GRADUADOS em marketing.

Citando as palavras do profissional de marketing RODRIGO S MENDES em sua formatura: Nós, hoje aqui reunidos, saudamos a conquista de nosso almejado diploma, o qual agrega em si fatores que extrapolam os limites do conhecimento técnico adquirido, sendo reflexo do alto grau de idealismo, coragem e perseverança que norteou nossa trajetória ao longo desses últimos anos. Mais que um mero pedaço de papel, nosso diploma adquiriu feições próprias; Nosso diploma tem caráter, tem personalidade, fez-se VIDA!!!. Vida que supre um processo de aprimoramento contínuo, de desenvolvimento do grupo, da sociedade e de cada um de nós. (2)

Uma parábola define muito bem nossos últimos agradecimentos:

Uma noite tive um sonho… Sonhei que estava andando na praia Contigo e, através do Céu, passavam cenas de minha vida. Para cada cena que passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: o meu; o outro, o Teu. Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes no caminho da minha vida havia apenas um par de pegadas. Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos da minha vida. Isso me aborreceu deveras, e então perguntei-Te:

- Tu me disseste, quando resolvi Te seguir, que andarias sempre comigo todo o caminho. Mas notei que, durante as maiores atribulações do meu viver, havia na areia dos caminhos da vida apenas um par de pegadas. Não compreendo por que nas horas que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste.

Deus respondeu:

- Meu precioso filho, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas de tua prova e do teu sofrimento. Quando viste na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que Eu te carreguei em meus braços. (3)

Nossa caminhada não seria a mesma, se não fosse a ajuda de Deus, dos mestres tutores e autores, colegas, chefes, funcionários, amigos, familiares, e nossos amores, pois nunca estivermos sozinhos nesta jornada, e agradecemos imensamente o apoio nas horas que mais necessitamos.

Colegas, acreditamos que fizemos o melhor e, depois de muitos encontros e desencontros que exigiram tempo, paciência e determinação, conseguimos contemplar a maior parte das expectativas de todos, a fim de tornar esta solenidade inesquecível e que realmente valesse a pena, não só para a comissão de formatura, mas a cada um que colaborou e até mesmo criticou, tornando o sonho individual num grande empreendimento coletivo que coroa com êxito este período de aprendizado e de crescimento em nossas vidas.

A conquista é nossa!

Parabéns aos novos graduados em marketing do mercado.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

referencias:
(1) http://www.posuniasselvi.com.br/website/pt_br/conteudo.php?pag=52
(2) http://palavrasdealguem.wordpress.com/2011/03/17/
(3) http://belasparabolas.blogspot.com.br/2011/05/pegadas-na-areia.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noutros tempos

Tessitura da Vida: Entre Conspiração e Realização