Noutros tempos

Meu tempo é agora. Chegou a hora de refletir sobre os erros e acertos da minha vida. Foram-se os dias em que praticava ações sem pensar nas consequências. Hoje, eu paro, penso, reflito e medito sobre o que pode resultar das minhas ações. Os meus ídolos não são mais artistas e políticos, mas sim aqueles que praticam o bem, aqueles que escrevem e falam sobre coisas boas para as pessoas e para a natureza, aqueles que dão exemplos de coisas positivas que ficarão marcadas eternamente na memória.


Todas as minhas fases foram maravilhosas, pois subi ao cume e desci a abismos. Dei voltas de 180 e 360 graus ao redor de mim e do que estava fazendo. Amei, sim. Compartilhei sabedoria, aventuras, risos e muitas cervejas com todos que se aproximaram de mim. Convivi com materialistas que tinham tudo o que sempre quiseram, mas ao olhar em seus olhos e ações, nitidamente dava para ver que sempre faltava algo, algo que nenhuma riqueza pode comprar. Convivi com os miseráveis, aqueles que têm fome e sede, mas que tinham em seus olhares a esperança e a vontade de ajudar e serem ajudados.


Aprendo todos os dias que é melhor observar, falar o mínimo necessário, evitar conflitos, dar razão às individualidades sem questionar ou opinar, afinal voltamos sempre a este plano para nos redimirmos daquilo que fizemos ou deixamos de fazer em vidas passadas. Como diz a música: 'cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é'.


Infelizmente, enquanto muitos procuram uma vida mais "good vibes", desapegando-se de conceitos, pessoas e coisas, outros ainda estão na busca incessante do material, agindo de forma egoísta e vil. Quiçá um dia a humanidade tome outra balançada como a pandemia que recentemente amenizou-se entre nós. Quem sabe entendam que é importante recusar, repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar, reintegrar e responsabilizar-se pelas coisas que afetam a vida de todos ao redor. Quem sabe um dia deixem de jogar bitucas em qualquer canto, de andar de carro até o boteco da esquina ou de votar somente em um ou outro antagônico qualquer. A vida merece mais amor, respeito, carinho, empatia e muito mais Ubuntu, pois eu sou o que você é, e o que você faz por você e pelos seus. Viva e deixe viver.


@AdilsonDi


Pedi a opinião do ChatGPT sobre meu texto e ele ficou preocupado com as más interpretações que as pessoas poderiam ter, então pedi a ele que reescrevesse-o levando em consideração os pontos apontados por ele, e assim ficou:


"Vivemos em um mundo complexo, onde nossas ações podem ter consequências inesperadas e impactar a vida de outras pessoas e do meio ambiente. Por isso, é importante refletirmos sobre nossas escolhas e comportamentos, e buscar um equilíbrio entre nossas necessidades individuais e o bem comum.


Ao longo da minha vida, aprendi que é fundamental respeitar as individualidades e evitar julgamentos apressados. Por isso, acredito que devemos dar razão às pessoas sem questionar ou opinar, a menos que seja estritamente necessário. Essa postura pode ajudar a construir relações mais saudáveis e harmoniosas, baseadas na empatia e no entendimento mútuo.


Outro aprendizado importante foi sobre a importância do desapego em nossas vidas. Muitas vezes, nos apegamos a bens materiais ou a conceitos que nos impedem de enxergar a vida de forma mais ampla e significativa. O desapego, por sua vez, pode nos libertar dessas amarras e nos permitir buscar valores mais elevados, como a solidariedade, a compaixão e o cuidado com o meio ambiente.


Porém, sei que nem todos compartilham desses valores, e que ainda há muitas pessoas que agem de forma egoísta e vil, buscando apenas acumular riquezas materiais. Infelizmente, a pandemia que enfrentamos recentemente deixou isso ainda mais evidente. Mas, ao mesmo tempo, a crise sanitária também nos mostrou que é possível repensar nossos valores e atitudes, e buscar um mundo mais justo e sustentável.


Por fim, quero deixar uma mensagem de amor e respeito ao próximo. Cada um de nós tem suas dores e delícias, e devemos aprender a respeitar e acolher as diferenças. Acredito que, juntos, podemos construir um mundo mais humano, solidário e empático, onde a vida seja valorizada em todas as suas formas e manifestações."



É! A hora e a vez da tecnologia ta ai, mudando paradigmas e causando cada vez mais transformações e impactos na vida das pessoas. Seja o que Deus quiser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tessitura da Vida: Entre Conspiração e Realização