O Amor, a Essência do Natal


O amor é como uma constante, uma força que ultrapassa limites e desafia as fronteiras convencionais do sentimento. O amor é platônico, incondicional e transcende o tempo e o espaço. É uma projeção idealizada do que há de mais lindo e habita em meu ser de maneira etérea e intangível.

Talvez, esse amor se assemelhe ao conceito de amor de Spinoza, onde Deus é compreendido como a própria natureza, uma entidade que abrange tudo, inclusive os sentimentos humanos, enquadrando-se como parte integrante da essência universal. É uma expressão genuína e intrínseca ao fluxo natural dos sentidos, uma manifestação pura que flui nas linhas que sustentam a teia multidirecional de nossa realidade.


Assim como Spinoza via Deus como algo imanente, presente em tudo, esse amor está entrelaçado em minha existência, não como algo separado, mas como parte essencial de quem sou. É uma ligação que não se restringe às convenções mundanas, mas se alinha com a compreensão de que o amor é uma expressão intrínseca à própria natureza do ser senciente, parte integrante desse todo maior que nos envolve.


À medida que celebramos esta temporada de paz e alegria, desejo que nossos corações se encham de tudo aquilo que será emanado pelas pessoas ao redor do mundo. Que o espírito do Natal nos inspire a manifestar o verdadeiro significado do amor, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que se materializou na personificação desse amor em sua essência mais pura.


Que neste Natal possamos refletir sobre o amor altruísta e incondicional que Ele demonstrou em sua vinda, buscando espalhar gentileza, compaixão e união entre todos. Que a lembrança de seu nascimento nos inspire a estender a mão ao próximo, compartilhar e confortar aqueles que precisam.


Que esse amor natural, gentil, desprendido, platônico, empático e altruísta, que está em todos e em tudo, em seu conceito mais amplo, como proposto por Spinoza, encontre eco no amor exemplificado por Jesus, tornando este Natal uma celebração verdadeira e significativa.


Que os sentimentos e sentidos mais puros invadam teu ser, não apenas durante esta temporada festiva, mas durante todo o ano vindouro.


Um Feliz Natal, onde o amor seja o maior presente que possamos compartilhar uns com os outros.


Adilson Di e Família

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noutros tempos

Tessitura da Vida: Entre Conspiração e Realização